Ouça agora Rádio FlashBack

noticiasdacomcam@gmail.com

(44) 99117-6261

Ouça agora Rádio FlashBack

337 cidades do Paraná entram em novo alerta para tempestades e vendavais

Foto: Plantão Maringá

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) disparou um novo alerta de tempestade para 337 cidades do Paraná. O alerta laranja indica perigo e é válido entre 10h desta quinta-feira, 13, e 18h desta sexta-feira, 14.

O aviso chama a atenção para possibilidade de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, e vendavais, com ventos podendo chegar a 100 km/h. Também não estão descartados os riscos de queda de granizo, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos. Veja abaixo a área paranaense em alerta laranja de tempestade.

Nas demais áreas do Paraná o risco de tempestade tem grau de severidade mais baixo, na categoria amarela, que indica perigo potencial. Neste caso, podem ocorrer chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. Existe “baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos”, diz o Inmet.

Tempo hoje no Paraná

De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), nesta quinta-feira as chuvas seguem atuando no Paraná sob uma atmosfera bastante instável, com oferta de calor e umidade, e devido “aos ventos nos médios níveis da troposfera”.

Esses ingredientes são fundamentais para formação de temporais localizados, os quais são esperados especialmente em porções do norte, centro-sul, Campos Gerais e faixa leste da tarde para a noite. Nos demais setores, ocorrências muito irregulares e isoladas são esperadas, mas em menor intensidade. A chuva persiste no noroeste com algumas trovoadas”.

Como fica o tempo nesta sexta?

Na sexta-feira, a instabilidade atmosférica segue presente sobre todas as regiões do Paraná, conforme o Simepar.

Assim, ao longo do dia, são esperadas pancadas de chuvas acompanhadas de descargas elétricas em alguns momentos. Temporais localizados não estão descartados especialmente durante o período da tarde. As temperaturas não apresentam grandes elevações no decorrer da tarde, ficando em torno dos 28 ºC no Noroeste e Oeste. Nos demais setores as temperaturas ultrapassam os 20 °C e o abafamento será marcante”, completa o instituto.

Entenda os três níveis de alerta do Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) utiliza três níveis de alerta para comunicar a gravidade de fenômenos climáticos: amarelo, laranja e vermelho.

  • alerta amarelo indica perigo potencial, com possibilidade de chuvas intensas, ventos fortes ou baixa umidade, mas com riscos moderados.
  • alerta laranja representa situação de perigo, com eventos meteorológicos mais severos, como temporais, granizo, alagamentos e risco de danos estruturais.
  • Já o alerta vermelho é o mais grave e sinaliza grande perigo, quando o fenômeno pode causar danos significativos, interrupção de serviços essenciais e ameaça direta à vida.

Esses avisos são fundamentais para orientar a população a adotar medidas preventivas e reduzir prejuízos.

Fonte: Plantão Maringá