A equipe policial foi acionada por um morador que relatou perturbação do sossego desde as 11h00 da manhã deste sábado, 10 de outubro, no município de Nova Cantu. Ao chegar ao local às 23h10, a equipe constatou som em volume excessivamente alto, além da presença de um grupo de pessoas em frente à residência, consumindo bebida alcoólica e causando algazarra, o que gerava intenso barulho.
Diante da situação flagrante e do interesse das vítimas em representar criminalmente contra o responsável, a equipe policial solicitou que o autor da perturbação acompanhasse os policiais. No entanto, ele desobedeceu à ordem legal e evadiu-se do local, aproveitando-se da aglomeração de pessoas presentes.
Durante a tentativa de apreensão das caixas de som, diversas pessoas se aproximaram da equipe de maneira agressiva. Em razão da ameaça à integridade física dos policiais, foi necessário o uso de Instrumento de Menor Potencial Ofensivo (IMPO), no caso, espargidor de agente químico.
Ressalta-se que outras equipes já haviam atendido ocorrências semelhantes de perturbação do sossego no mesmo local, envolvendo o mesmo indivíduo, com registros em boletins anteriores. Vizinhos relataram receio em formalizar denúncias, devido ao comportamento agressivo do autor, que possui histórico de ameaças contra quem o denuncia, incluindo episódios com o uso de armas brancas, também registrados em boletins policiais.
Diante da necessidade de garantir a segurança da equipe e da conclusão da ocorrência, foi solicitado apoio, comparecendo outras guarnições ao local. Com o reforço, foi possível realizar a apreensão do equipamento de som com segurança.
O autor foi devidamente identificado, e o boletim de ocorrência será encaminhado à Polícia Civil para as providências legais cabíveis.