A Operação Scutum Limes, deflagrada pela Polícia Militar do Paraná (PMPR) por meio do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron), está em andamento em Umuarama e outras 30 cidades da região de fronteira. A ação começou na segunda-feira (20) e tem como objetivo reforçar o combate a ilícitos e ampliar o controle territorial em toda a faixa de fronteira do Estado.
Scutum Limes, cujo nome em latim significa “Escudo da Fronteira”, conta com apoio de diversas unidades subordinadas ao Comando de Missões Especiais (CME), entre elas o Bope, BPMoa, Rone e CIOC. As ações têm caráter preventivo, repressivo e dissuasivo, com atuação integrada em ambiente terrestre, aquático e aéreo.
De acordo com o balanço divulgado até a manhã desta quinta-feira (23), as equipes já abordaram 5,1 mil pessoas e vistoriaram 662 veículos, resultando em 14 prisões, 4 mandados cumpridos e 8 apreensões. Também foram apreendidos três armamentos, 501,2 quilos de entorpecentes e 37,9 mil pacotes de cigarros, representando um prejuízo superior a R$ 5 milhões ao crime organizado.
O comandante do CME, coronel Paulo Renato Aparecido Siloto, destacou a importância da operação e a integração entre as forças de segurança. “O apoio da Secretaria de Segurança Pública e do Comando-Geral da Polícia Militar do Paraná, aliado à integração entre as forças, tem sido fundamental no enfrentamento aos crimes transfronteiriços. Os resultados são expressivos e fortalecem a segurança pública na região”, afirmou.
A Operação Scutum Limes ocorre de forma simultânea em municípios das regiões de Umuarama, Cruzeiro do Oeste, Tapejara, Querência do Norte, Icaraíma, Guaíra, Palotina, Foz do Iguaçu, Cascavel e outras cidades da faixa oeste do Estado. A mobilização segue até o fim da semana, com ações estratégicas e contínuas de policiamento em pontos terrestres, fluviais e aéreos.