A formação de um ciclone extratropical associada ao avanço de uma nova frente fria provocou uma tempestade de grande intensidade em General Villegas, na província de Buenos Aires, na tarde de sábado (15). Imagens registradas por moradores mostram a chegada de uma nuvem densa e carregada que tomou o céu da região em poucos minutos.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o fenômeno deve alterar significativamente o tempo no Sul do Brasil nesta segunda-feira (17). A instabilidade observada na Argentina antecede o deslocamento da frente fria, que favorece a formação de tempestades rápidas e intensas.
A previsão indica chuva forte, queda de granizo, grande quantidade de raios e rajadas de vento que podem superar os 100 km/h em áreas isoladas. O ciclone e sua frente fria também devem alcançar Mato Grosso do Sul ao longo desta segunda-feira, aumentando as chances de vendavais, chuva volumosa e granizo.
O cenário eleva o risco de destelhamentos, queda de árvores, interrupção no fornecimento de energia e pontos de alagamento. O Inmet orienta a população a acompanhar os avisos meteorológicos e redobrar os cuidados diante da possibilidade de tempo severo.
Em Umuarama
Umuarama enfrenta chuva nesta segunda-feira (17). A região está sob alerta laranja emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que indica risco moderado a alto para ventos fortes, granizo e alagamentos.
O boletim do Simepar aponta que o céu deve seguir nublado durante praticamente todo o dia. A manhã começou com média de 21 °C, e a máxima não deve passar dos 23 °C.
Na terça-feira (18) a chuva dá uma trégua e a previsão indica céu ensolarado na Capital da Amizade. Os termômetros devem se manter entre 16°C e 23°C.