Um tornado atingiu o município de São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, no fim da tarde deste sábado (10). O Simepar confirmou a passagem do fenômeno, que atingiu principalmente o bairro Guatupê.
“O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) confirma que ocorreu um tornado no bairro Guatupê, em São José dos Pinhais, no fim da tarde deste sábado (10). A classificação do fenômeno depende de visitas técnicas que serão realizadas ao longo do fim de semana. A análise também inclui dados de radares meteorológicos e dados coletados pela Defesa Civil”, informa a nota do Simepar.
A cidade também teve fortes ventos, principalmente entre às 17h e às 18h10 deste sábado. A passagem do tornado causou destelhamentos de residências e empresas, além de quedas de árvores e outros danos estruturais. Ainda não há informações sobre pessoas feridas.
Internautas divulgaram vários vídeos nas redes sociais. As imagens mostram o momento em que o tornado se forma e também registram uma nuvem funil que impressiona. Em alguns vídeos é possível ver quando o vento arranca os telhados de imóveis e os destroços ficam rodando no ar.

Análise preliminar dos estragos
A Defesa Civil de São José dos Pinhais recebeu, até a noite deste sábado, pedidos para avaliações de danos em cerca de 200 imóveis. Além disso, a Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel) divulgou que aproximadamente 10 mil casas estão sem energia elétrica na cidade.
A Prefeitura do município divulgou uma nota onde informa que está com várias frentes de atuação para ajudar a população atingida. “A Prefeitura de São José dos Pinhais informa que está atuando de forma intensa e contínua no atendimento às ocorrências registradas após o tornado que atingiu o município no fim da tarde deste sábado (10), com maior impacto na região do Guatupê. Até o momento, mais de 200 residências já foram cadastradas pelas equipes municipais para levantamento de danos e encaminhamento dos atendimentos necessários”.
A nota segue: “Também foram registrados quatro casos de queda de árvores. Desde os primeiros momentos, a Defesa Civil Municipal, em conjunto com demais secretarias, está mobilizada, realizando vistorias, orientando moradores e prestando apoio às famílias afetadas. As equipes seguem em monitoramento permanente, com efetivo de prontidão para garantir a segurança da população”, explica a nota.
A Defesa Civil do Paraná também emitiu uma nota informando que está com equipe no local. “A Defesa Civil do Estado está em contato com o município de São José dos Pinhais e monitora os impactos do tornado que atingiu a cidade neste sábado. Há danos materiais na cidade e a Defesa Civil municipal já está distribuindo telhas e lonas. A equipe do Estado já está no local avaliando eventuais auxílios ao município”.
Tornados mais frequentes no Paraná
Nos últimos meses vários tornados atingiram o Paraná. O mais grave foi um tornado de categoria F4 que causou devastação no município de Rio Bonito do Iguaçu no dia 7 de novembro. Além dos prejuízos financeiros, o fenômeno deixou 6 mortos e centenas de feridos. Na ocasião, o Simepar confirmou que neste mesmo dia outros dois tornados aconteceram, atingindo as cidades de Turvo e Guarapuava.
Além disso, no dia 1º de janeiro um tornado de categoria F1 atingiu a localidade de Arroio Guaçu, no município de Mercedes, no oeste do Estado.
O Paraguai também registrou um tornado recentemente, no dia 21 de dezembro. O fato ocorreu no Departamento de Alto Paraná, no leste do Paraguai, com ventos que chegaram a 177 km/h. A região fica entre as cidades de Santa Rita e Santa Rosa del Monday, a cerca de 60 quilômetros da fronteira com o estado do Paraná.