Ouça agora Rádio FlashBack

noticiasdacomcam@gmail.com

(44) 99117-6261

Ouça agora Rádio FlashBack

Tromba d’água se forma durante temporal em SC e surpreende moradores e banhistas

Fenômeno se parece com um tornado, mas é menos intenso e ocorre sobre superfícies líquidas, como o mar ou rios.
Foto: Reprodução/Redes sociais

Uma tromba d’água foi registrada neste sábado (10) em São Francisco do Sul, no Norte de Santa Catarina. Segundo a Defesa Civil, não houve feridos nem danos.

Esse fenômeno se parece com um tornado, mas é menos intenso e ocorre sobre superfícies líquidas, como o mar ou rios.

A formação, que lembra um funil, chamou a atenção de moradores e banhistas, que gravaram vídeos de diferentes pontos da cidade. Nas imagens, é possível ver uma nuvem escura sobre o oceano, com parte dela em formato de funil tocando a água.

Apesar do impacto visual, trombas d’água são relativamente comuns em regiões tropicais. Elas estão associadas à instabilidade atmosférica, com presença de ar quente e úmido. Mesmo assim, podem representar risco para embarcações, por isso é recomendada a manutenção de distância segura.

Santa Catarina tem alertas para tempestades e ventos fortes neste domingo (11). Os avisos foram divulgados pela Defesa Civil e pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) devido à instabilidade provocada por uma frente fria associada a um ciclone extratropical formado na costa do Uruguai.

O ciclone extratropical é uma área de baixa pressão organizada em vários níveis da atmosfera, que gera muitas nuvens de chuva e ventos fortes. Apesar do nome assustador, os ciclones são sistemas meteorológicos comuns na costa do Sul e do Sudeste.

Ainda neste domingo (11), o ciclone deve se deslocar para o leste, passando sobre o extremo sul gaúcho e, na segunda (12), já deve se afastar para o oceano, com pouca influência sobre o clima brasileiro.

Segundo a Defesa Civil, há previsão de temporais entre a tarde e a noite no Meio-Oeste, Planalto Norte, Vale do Itajaí e Litoral. O risco é moderado a alto para destelhamentos, quedas de árvores, danos na rede elétrica, alagamentos e enxurradas pontuais.

No Oeste, a instabilidade será menor, com risco baixo para ocorrências.

Alertas do Inmet

O Inmet, atualmente ligado ao Ministério da Agricultura e Pecuária, mantém o “Alert-AS – Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos”. Além da previsão e do monitoramento do tempo em geral, ele emite “avisos meteorológicos”, nos quais classifica em três níveis de intensidade o fenômeno observado: amarelo (perigo potencial), laranja (perigo) e vermelho (grande perigo).

  • Tempestades (alerta laranja)

O alerta laranja para tempestades segue válido até o meio-dia deste domingo em todo o estado. A previsão inclui chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou de 50 a 100 milímetros por dia, ventos que podem variar de 60 a 100 km/h e possibilidade de queda de granizo.

Segundo o órgão, há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.

  • Ventos costeiros (alerta laranja)

O alerta laranja indica que, até as 23h59 deste domingo, há previsão de intensificação dos ventos no litoral sul do estado, abrangendo cidades como Laguna, Balneário Gaivota e Garopaba, podendo provocar movimentação de dunas sobre construções na orla.

  • Vendaval (alerta amarelo)

O alerta amarelo informa que, até as 23h59 deste domingo, há previsão de rajadas de vento entre 40 e 60 km/h no sul do estado, incluindo cidades como São Joaquim e Criciúma, além de parte da Serra catarinense, com baixo risco para queda de galhos.

Fonte: g1