Uma operação conjunta de fiscalização deflagrada nesta quarta-feira (21) revelou um cenário de grave insalubridade em uma cozinha clandestina na praia de Canasvieiras, em Florianópolis. No local, que servia de base para o preparo de alimentos vendidos na orla, fiscais encontraram baratas, molhos sem refrigeração, pedaços de frango em baldes e milho estocado embaixo de uma cama.
Batizada de “Ordem na Orla”, a ação reuniu agentes da Guarda Municipal, Polícia Militar, Vigilância Sanitária e fiscais de postura e ambientais. Além da interdição do imóvel pela falta de condições sanitárias, a operação recolheu 54 carrinhos de ambulantes que atuavam sem alvará. Segundo a prefeitura, os proprietários deverão apresentar a documentação necessária para reaver os equipamentos.
Esta é a segunda vez apenas nesta temporada de verão que as autoridades desarticulam cozinhas clandestinas que abastecem o comércio ambulante na Capital.
No dia 8 de janeiro, uma estrutura similar foi interditada na praia de Jurerê, também no Norte da Ilha. Na ocasião, a Guarda Municipal flagrou o preparo de alimentos em condições precárias e sem qualquer controle de segurança alimentar em uma rua paralela à praia.