Ouça agora Rádio FlashBack

Juranda celebra o 9º aniversário de canonização dos Pastorinhos de Fátima com programação especial no dia 20 de fevereiro

O município de Juranda, Paraná se prepara para viver um momento de profunda fé e devoção com a celebração do 9º aniversário de canonização dos Pastorinhos de Fátima, São Francisco e Santa Jacinta Marto, no próximo dia 20 de fevereiro. A data marca mais um capítulo especial na história do município, reconhecido nacionalmente como a “Cidade do Milagre”.

A programação tem início às 19h, com a oração do terço na Igreja Nossa Senhora Mãe de Deus. Na sequência, às 19h30, será celebrada a Santa Missa, seguida da tradicional procissão luminosa, que percorre as ruas da cidade e passa em frente ao Marco Zero, local onde ocorreu o acidente que deu origem ao milagre reconhecido pelo Vaticano.

A celebração em comemoração da canonização dos Pastorinhos é um momento de renovação da fé, oração, gratidão e espiritualidade, reunindo fiéis que encontram na história de Juranda um testemunho vivo de esperança, intercessão e confiança em Deus. É também um convite à reflexão sobre a importância da fé como força que une comunidades, ultrapassa limites humanos e transforma vidas.

A HISTÓRIA DO MILAGRE

Em 2013, Lucas, então com cinco anos, sofreu uma queda de mais de seis metros de altura enquanto brincava com a irmã, em Juranda. O acidente resultou em um grave traumatismo craniano, deixando a criança em coma. O prognóstico médico era extremamente reservado, com poucas chances de sobrevivência ou de recuperação sem sequelas neurológicas.

O caso comoveu toda a cidade. Independente de crenças, a população se uniu em uma grande corrente de oração. Durante o período de internação, as irmãs do Convento das Carmelitas de Campo Mourão (PR) pediram a intercessão dos Pastorinhos de Fátima.

No quinto dia de coma, Lucas despertou de forma inesperada, sem apresentar nenhuma sequela neurológica, contrariando todas as avaliações médicas. Diante do fato extraordinário, o caso passou a ser investigado pelo Vaticano, que ouviu familiares, médicos e reuniu toda a documentação necessária para o processo canônico.

Em 2017, o Vaticano reconheceu oficialmente o milagre ocorrido em Juranda, fato decisivo para a canonização de Francisco e Jacinta Marto. No dia 13 de maio de 2017, Lucas e sua família participaram da cerimônia de canonização em Fátima, Portugal, data que também marcou o centenário das aparições de Nossa Senhora de Fátima.