Ouça agora Rádio FlashBack

noticiasdacomcam@gmail.com

(44) 99117-6261

Ouça agora Rádio FlashBack

A Anvisa autoriza novos medicamentos para o tratamento da menopausa e do câncer de mama

Foto: TV Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro de dois novos medicamentos voltados à saúde da mulher. As autorizações envolvem uma terapia não hormonal para o tratamento dos sintomas da menopausa e um medicamento oral indicado para determinados casos de câncer de mama avançado.

Um dos produtos aprovados é o fezolinetanto, que será comercializado no Brasil com o nome Veoza, pela farmacêutica Astellas Farma. O medicamento é indicado para o tratamento das ondas de calor e dos suores noturnos associados à menopausa.

Segundo o fabricante, a terapia atua sobre mecanismos cerebrais relacionados à regulação da temperatura corporal e não utiliza hormônios em sua composição.

Tratamento para sintomas da menopausa

De acordo com a empresa, a aprovação foi baseada em três estudos clínicos de fase 3 realizados na Europa, nos Estados Unidos e no Canadá, envolvendo mais de 3 mil participantes.

A farmacêutica destaca que os chamados sintomas vasomotores, conhecidos popularmente como fogachos, afetam até 80% das mulheres entre 40 e 65 anos.

No Brasil, segundo dados apresentados pelo laboratório, 36,2% das mulheres nessa faixa etária enfrentam sintomas moderados ou intensos. Entre elas, cerca de 70% classificam as ondas de calor e os suores noturnos como severos, com impacto na qualidade de vida, no sono e na produtividade.

Novo medicamento para câncer de mama

A Anvisa também publicou o registro do Inluriyo® (tosilato de inlunestranto), desenvolvido pela Eli Lilly do Brasil.

O medicamento é indicado para adultos com câncer de mama localmente avançado ou metastático, em casos que já tenham sido previamente tratados com terapia endócrina.

Segundo a agência, o tratamento é destinado a pacientes com tumores positivos para receptor de estrogênio (ER+), negativos para o receptor HER2 (HER2-) e que apresentem mutação no receptor de estrogênio 1 (ESR1m).

A medicação é administrada por via oral e utilizada como monoterapia.

Câncer de mama é o mais comum entre mulheres

Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) citados pela Anvisa mostram que o câncer de mama é a neoplasia maligna de maior incidência entre mulheres no Brasil.

Entre 2023 e 2025, foram estimados 73.610 novos casos da doença no país, número que representa 30,1% de todos os diagnósticos de câncer registrados entre a população feminina.

Fonte: OBemdito