A Polícia Civil do Paraná (PCPR) está investigando o caso de um casal encontrado baleado no último sábado (31) em Umuarama e trata a situação como tentativa de feminicídio seguida de tentativa de suicídio. As investigações são de responsabilidade da Delegacia da Mulher de Umuarama, que divulgou uma nota informações sobre o inquérito policial.
O grave episódio ocorreu na madrugada de sábado, por volta das 2h, na Rua Otacilio Jose Arruda, uma via marginal à avenida Portugal. Foi em um ponto onde a rua acaba que uma pessoa avistou o veículo Chevrolet Cruze e, ao se aproximar, viu o casal dentro, ambos baleados na cabeça.
Essa pessoa imediatamente acionou as autoridades e equipes do Samu, que socorreram os dois ainda com vida e os encaminharam os Hospital Uopeccan. Várias equipes policiais também se direcionaram para o local e tiveram início as investigações.
Ana Paula Dutra, de 38 anos, teve alta da UTI na noite de domingo (1º) e segue internada na enfermaria. Seu esposo, o policial rodoviário estadual Rodrigo Gonçalves Vieira, de 40 anos, ainda está na UTI e seu estado é gravíssimo. A princípio, a equipe hospitalar teria iniciado o protocolo de morte encefálica, que segue trâmites rigorosos e exige algumas horas de análise e que mais de um profissional confirme a situação.
A família pede que a comunidade faça orações pela recuperação do casal baleado. “Pedimos somente orações, pois ainda esperamos um milagre!”, disse Mikaeli Dutra de Almeida, irmã de Ana Paula.
Segundo a PCPR, as últimas atualizações médicas desta segunda-feira (2) são de que Ana Paula apresenta quadro estável. Ela permanece sob cuidados médicos e aguarda a realização de cirurgias reparadoras em razão de edemas faciais. Por outro lado, Rodrigo encontra-se em estado gravíssimo.
Linha de investigação indica a dinâmica dos fatos
De acordo com a Delegacia da Mulher, uma pessoa econtrou o casal baleado no interior de um veículo Chevrolet Cruze. Ambos tinham ferimentos na região do crânio provocados por disparos de arma de fogo. A polícia apreendeu a pistola calibre 9mm, pertencente à Polícia Militar do Paraná, no local e encaminhou para perícia.
A PCPR trabalha com a principal linha de investigação de suposta tentativa de feminicídio, seguida de tentativa de suicídio por parte do homem.
“Diligências preliminares identificaram que o homem (condutor do veículo) foi encontrado ao volante, com um ferimento transfixante por projétil de arma de fogo na região da cabeça. Já a mulher estava no banco do passageiro, inicialmente desacordada, apresentando sinais de agressão física prévia (olho roxo e inchaço na face), além de um ferimento por disparo na região da têmpora esquerda”, informa nota da PCPR.
Conforme a investigação, a análise técnica apontou para uma sequência de, no mínimo, três disparos efetuados com a pistola calibre 9mm. Os policiais encontraram a no assoalho do carro, no lado do condutor.
Além disso, a Delegacia da Mulher informa que obteve imagens de câmeras de monitoramento. Essas imagens confirmam que, desde o momento em que o veículo parou até a descoberta das vítimas, não houve aproximação de outros veículos ou pedestres. “O que indica que os disparos ocorreram no interior do automóvel exclusivamente entre seus ocupantes”, diz a nota.
A investigação também verificou a existência de registro policial anterior, datado do ano de 2020, envolvendo as mesmas partes em situação de suposta violência doméstica.
Próximos passos
A Delegada Fernanda Bertoco Mello, titular da Delegacia da Mulher de Umuarama, ressalta que ouvirá a mulher em momento oportuno. “Assim que sua condição de saúde permitir, ocasião em que serão extraídos novos elementos para a completa elucidação da motivação e das circunstâncias do crime”.
Por fim, a PCPR informa que as perícias balísticas já aconteceram e que aguarda a elaboração de demais laudos periciais. Posteriormente a autoridade policial fará a análise destes laudos para buscar mais informações que contribuam com a investigação e elucidação do caso que envolve o casal baleado.
