Três pessoas morreram e duas ficaram gravemente feridas em um acidente envolvendo dois caminhões e um carro, na manhã desta quarta-feira (19), na BR-376, em São José dos Pinhais. As vítimas foram identificadas como Dulce Eduardo, de 58 anos, Flávio Maia, de 43 anos, genro dela, e Liara Martins, de 37 anos, amiga da família.
Os dois sobreviventes, a filha de Dulce e esposa de Flávio, de 37 anos, e um amigo da família, 38 anos, foram socorridos em estado grave e encaminhados ao hospital. O grupo viajava em um carro com placas de Assaí, no Norte do Paraná, com destino às praias de Santa Catarina.
Prensado entre dois caminhões
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), os três veículos trafegavam pela faixa da esquerda quando o primeiro caminhão reduziu a velocidade. O carro também diminuiu, mas o caminhão que vinha atrás não conseguiu frear e atingiu violentamente a traseira do veículo, que ficou prensado contra a carreta da frente.
As cinco pessoas estavam no automóvel. Dulce, Flávio e Liara estavam no banco traseiro. Os ocupantes do banco dianteiro sobreviveram com ferimentos graves.
“Vi o caminhão da frente freando, a fumaceira subindo e já comecei a frear também, mas o carro na minha frente parou seco. Freei o que deu, mas bateu e arrastou. Não tive o que fazer”, disse o motorista do segundo caminhão, Danilo Miranda, à rádio Banda B.
Trecho estava lento
A PRF informou que o local apresentava trânsito intenso e, por momentos, totalmente parado. O policial rodoviário federal Lucas Ciola reforçou a necessidade de respeito à sinalização, especialmente à determinação de caminhões seguirem pela pista da direita.
“Preservem os veículos menores. E reforçamos a todos: respeitem o limite de velocidade. Assim, mesmo diante de um imprevisto, é possível manter o controle do veículo”, afirmou Ciola.