Ouça agora Rádio FlashBack

noticiasdacomcam@gmail.com

(44) 99117-6261

Ouça agora Rádio FlashBack

Frente fria

Frente fria

Frente fria avança com ventos de mais de 90 km/h e previsão de frio intenso nos próximos dias

Temporal atingiu todas as regiões do estado no domingo (27), com rajadas de vento superiores a 70 km/h em nove municípios
Foto: Denis Ferreira Netto/Arquivo AEN

O avanço de uma frente fria sobre o Paraná neste domingo (27) provocou chuvas em todas as regiões do estado, com temporais acompanhados de ventos fortes e descargas elétricas. Segundo o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), nove municípios registraram rajadas de vento superiores a 70 km/h, sendo o maior índice em Diamante do Norte, com 91,1 km/h.

O meteorologista Samuel Braun, do Simepar, explica que o fenômeno foi impulsionado por um sistema de baixa pressão atmosférica que se intensificou no Paraguai. “Em três horas, o eixo da frente fria avançou 150 km, o que favoreceu rajadas intensas”, disse.

As cidades com maiores registros de vento neste domingo foram:

  • Diamante do Norte – 91,1 km/h
  • Santo Antônio da Platina – 83,5 km/h
  • Japira – 76,3 km/h
  • Guarapuava – 74,5 km/h
  • Laranjeiras do Sul – 73,4 km/h
  • Campo Mourão – 72,4 km/h
  • Londrina – 71,6 km/h
  • Cornélio Procópio – 70,6 km/h
  • Altônia – 70,2 km/h

Em Curitiba, as rajadas não passaram de 49,3 km/h, registradas às 21h30. No início da madrugada desta segunda (28), Londrina e Santo Antônio da Platina ainda registravam ventos superiores a 50 km/h. A presença de um ciclone extratropical próximo à costa do Rio Grande do Sul pode manter a ventania nesta segunda, especialmente no Sul e Leste do estado.

Frio intenso chega a partir de terça-feira

Com o deslocamento da frente fria, o avanço de uma massa de ar polar deve provocar queda acentuada de temperatura no Paraná. A partir de terça-feira (29), as mínimas devem ficar entre 5°C e 12°C, com possibilidade de geada fraca, principalmente no Oeste, Centro-Sul, Campos Gerais e Região Metropolitana de Curitiba.

Na quarta-feira (30), as mínimas podem variar de 0°C a 10°C, com risco de geadas até no Norte do estado. As temperaturas voltam a subir gradualmente a partir de quinta-feira (31), com máximas já próximas de 25°C no Oeste e Noroeste.

Monitoramento contínuo

Com mais de 120 estações meteorológicas automáticas, o Simepar fornece dados diários para Defesa Civil e órgãos públicos. As previsões completas para os 399 municípios do Paraná podem ser consultadas no site, com atualização duas vezes ao dia.

Fonte: Obemdito