Um idoso de 70 anos perdeu R$ 13 mil após cair no golpe do falso advogado. O caso foi registrado neste fim de semana em Campo Mourão e acende o alerta, pois, apenas ontem, uma idosa de 60 anos e um jovem de 28 também foram vítimas do mesmo tipo de crime.
O golpe, que não é novo, tem feito diversas vítimas. Criminosos se aproveitam do fato de que processos judiciais são públicos e utilizam dados disponíveis no fórum para identificar pessoas que possuem ações em andamento.
O advogado e vereador Sidney Jardim alertou as pessoas para que tomem os devidos cuidados e evitem se tornar vítimas do golpe.
“Infelizmente é um golpe antigo, mas que está voltando a preocupar em nossa cidade. Hoje um idoso perdeu R$ 13 mil e ontem uma mulher de 60 anos e um homem de 28 também foram vítimas”, disse Jardim.
Conforme explica o advogado, de posse das informações obtidas no Fórum, que são públicas, os estelionatários entram em contato se passando pelo advogado da causa. “Eles utilizam fotos retiradas das redes sociais dos verdadeiros advogados e criam números falsos para dar credibilidade à abordagem. Com isso, acabam enganando as pessoas.”
Durante a conversa, segundo Jardim, os golpistas informam que a vítima venceu a ação judicial e que há valores a serem liberados. No entanto, alegam que é necessário realizar um depósito antecipado para custas processuais ou taxas cartorárias. Em outros casos, solicitam documentos, dados bancários e até senhas.
Com as informações, os golpistas conseguem acessar contas bancárias e realizar transferências, causando prejuízos financeiros significativos.
A orientação é para que pessoas com processos judiciais em andamento não realizem pagamentos ou forneçam dados pessoais por meio de contatos telefônicos ou mensagens de números desconhecidos.
Em caso de dúvida, a recomendação é procurar diretamente o advogado ou o escritório responsável pelos canais oficiais.