Ouça agora Rádio FlashBack

noticiasdacomcam@gmail.com

(44) 99117-6261

Ouça agora Rádio FlashBack

Jovem de Cruzeiro do Oeste é internado com suspeita de intoxicação por metanol

Familiares do jovem informaram que ele teria ingerido um copo de whisky misturado com refrigerante
Foto ilustrativa: Divulgação/Amazon

Um jovem de 19 anos de Cruzeiro do Oeste com suspeita de intoxicação por metanol foi internado em um hospital de Umuarama neste domingo (5). OBemdito confirmou a informação com o setor de Comunicação da Prefeitura de Cruzeiro do Oeste. A Secretaria de Saúde do município ressaltou que ainda se trata de uma suspeita, porém, já iniciou procedimentos cautelares, tais como a apreensão de bebidas que podem estar adulteradas.

Na noite deste domingo OBemdito teve acesso a um áudio do secretário de Saúde de Cruzeiro do Oeste, Flávio Posseti. A reportagem confirmou a autoria do áudio. Nele, Posseti informa que o internamento do rapaz de 19 anos ocorreu entre o final da madrugada e o início da manhã deste domingo (5) no Hospital Cemil de Umuarama.

Familiares do jovem informaram que ele teria ingerido um copo de whisky misturado com refrigerante. Cerca de 3 horas depois começou a passar mal, desmaiou e teve várias paradas cardiorespiratórias. Os familiares levaram o rapaz para o hospital e, em seguida, uma equipe do Samu intubou o paciente e o transferiu para Umuarama.

A Saúde comunicou o caso ao Centro de Informação e Assistência Toxicológica do Paraná.

A comunicação ocorreu em virtude dos sintomas que o rapaz apresentou e da gravidade do seu quadro de saúde, que indicam a possibilidade de intoxicação por metanol. O paciente passou por exames e a confirmação é feita apenas por laboratórios credenciados pelo Ministério da Saúde.

Medidas cautelares

O secretário informou que, apesar de ainda ser uma suspeita de intoxicação por metanol, várias medidas cautelares tiveram início. “A partir deste momento são desencadeadas todas as atividades de vigilância. A Polícia Civil, a Vigilância em Saúde, ou seja, a Vigilância Epidemiológica e Sanitária, estão realizando atividades no comércio”, explicou.

Por isso, ele ressaltou que haveria movimentação dos veículos da Vigilância em estabelecimentos comerciais do município. O objetivo é realizar a busca ativa e apreensões cautelares de produtos com suspeita de adulteração. Posteriormente acontecerão testes objetivando confirmar ou descartar contaminação por metanol nessas bebidas.

Por fim, Posseti pediu que a população tenha precaução ao ingerir bebidas alcoólicas, principalmente, destiladas. “Pode acontecer de a gente estar com um lote de bebida adulterada por aqui”, finalizou.

Ainda não há prazo para divulgação dos resultados dos exames feitos no jovem internado em Umuarama. 

OBemdito