80 mil estudantes do ensino integral da rede estadual vão receber uniformes escolares de graça no Paraná. Nesta quinta-feira (3) os primeiros kits foram entregues para 218 alunos do Colégio Estadual Geraldina da Mota, em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba.
A expectativa é que os outros uniformes sejam doados pelo governo do estado até o próximo mês. Cada estudante receberá um kit com 10 peças, sendo 3 camisetas manga curta, 2 camisetas manga longa, 1 bermuda, 2 calças de agasalho, 1 jaqueta de agasalho, e 1 blusa de moletom.
O secretário da Educação, Roni Miranda afirma que a medida deve impactar de forma positiva todos os estudantes das 412 instituições de ensino fundamental e médio que fazem parte do programa Paraná Integral.
O investimento total é de mais de R$ 27 milhões. A coordenadora da Educação em Tempo Integral da Secretaria de Estado da Educação (SEED) Marytta Renn acredita que o uniforme propicia uma integração dos alunos.
No ensino regular os estudantes do ensino fundamental assistem cinco aulas por dia e os do ensino médio seis. Na educação integral, são nove horas por dia. A duração das aulas é de 50 minutos, com café da manhã, uma hora de almoço, dois lanches e lanche da saída.
No total, os alunos fazem cinco refeições na escola. Em 2019, 73 escolas ofereciam educação integral no Paraná. Agora, 412 unidades oferecem a modalidade.