Ouça agora Rádio FlashBack

noticiasdacomcam@gmail.com

(44) 99117-6261

Ouça agora Rádio FlashBack

Superlua

Superlua

Mês de novembro terá Superlua, conjunções planetárias e chuva de meteoros

Neste fenômeno, a Lua estará no perigeu, seu ponto mais próximo da Terra, o que permitirá que ela pareça até 6,5% maior e 12,8% mais brilhante
Foto: Colaboração/Mayara Cristina

Em novembro, o céu noturno reservará uma série de espetáculos astronômicos para os observadores brasileiros, com destaque para a última Superlua do ano, marcada para o dia 15. Neste fenômeno, a Lua estará no perigeu, seu ponto mais próximo da Terra, o que permitirá que ela pareça até 6,5% maior e 12,8% mais brilhante.

A recomendação é observar o satélite natural ao entardecer e longe das luzes urbanas para aproveitar a intensidade do brilho. Além da Superlua, outras conjunções também chamarão a atenção. No dia 10, a Lua estará próxima de Saturno, formando uma bela composição no céu.

Em seguida, no dia 17, será a vez de Júpiter ficar alinhado com a Lua, e no dia 20, Marte. Todos os eventos podem ser observados a olho nu em céus claros.

O mês ainda contará com uma chuva de meteoros, que deverá atingir seu pico de visibilidade nas primeiras horas da madrugada, a partir das 3h, na direção da constelação de Leão. Entretanto, o brilho da Lua cheia pode dificultar a visualização dos meteoros, reforçando a importância de buscar áreas afastadas e sem poluição luminosa para uma melhor experiência.

Com informações Bem Paraná