Na madrugada de sábado, 20 de setembro, por volta das 02h40min, durante patrulhamento na área central, a equipe visualizou uma pick-up parada no meio da rua, cujo motorista discutia com um cidadão que recolhia recicláveis. Ao se aproximar, foi constatado que o motorista apontava uma arma de fogo para o cidadão e o ameaçava. Diante disso, a equipe retornou à viatura para realizar a abordagem.
Inicialmente, o motorista não respeitou os sinais sonoros e luminosos, parando apenas na Rua Marechal Cândido Rondon. Após ser abordado, foi identificado e questionado sobre a arma. Ele confirmou que era CAC, tinha registro e que a arma estava ao lado do banco do motorista.
Durante a busca veicular, foi localizada uma pistola Sig Sauer calibre 9mm, municiada com um carregador contendo 17 munições. Dentro de uma mochila preta também foram encontrados outro carregador com 21 munições (totalizando 38 munições) e R$ 13.950,00 em espécie, cuja procedência não soube explicar.
O indivíduo apresentava sinais visíveis de embriaguez, como andar cambaleante, vestes desordenadas, odor etílico, olhos avermelhados e sonolência. Ele admitiu ter ingerido bebida alcoólica, mas se recusou a realizar o teste do etilômetro, sendo lavrado o termo de constatação de embriaguez.
A equipe retornou ao local dos fatos e conversou com a vítima, que relatou estar recolhendo recicláveis quando o motorista se aproximou, sacou a arma e disse: “olha o que você vai ganhar se continuar jogando lixo no chão”.
Diante dos fatos, o autor recebeu voz de prisão, foi informado de seus direitos constitucionais e encaminhado à 13ª Central de Flagrantes, juntamente com a vítima.