O rádio é, sem dúvida, um dos meios de comunicação mais importantes da história. Desde sua chegada ao Brasil, ele passou a fazer parte do cotidiano das pessoas, levando informação, música, cultura, entretenimento e, acima de tudo, companhia.
Comemora-se o Dia do Rádio em 21 de setembro, data que marca o nascimento de Roquette Pinto, considerado o “pai do rádio brasileiro”. Inspirado pelo que viu nos Estados Unidos, Roquette Pinto foi o grande responsável por trazer essa tecnologia para o Brasil.
A primeira transmissão oficial aconteceu em 07 de setembro de 1922, durante o centenário da Independência. Mas foi em 20 de abril de 1923 que se fundou a primeira emissora oficial: a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, idealizada por Edgard Roquette Pinto e Henrique Moritze. A partir daí, o rádio se espalhou pelo país. Ainda em 1923 surgiu a PRA-B Rádio Clube do Brasil, também no Rio, e logo depois, a Rádio Clube de Pernambuco, com um modesto transmissor de 10 watts. Em 1936, a inauguração da Rádio Nacional marcou um novo tempo, com maior alcance e profissionalismo.
Hoje, celebramos não só a história desse meio tão poderoso, mas também a dedicação e o amor dos radialistas, que com talento e paixão fazem do rádio uma extensão da vida de milhões de brasileiros. São profissionais que se dedicam dia após dia, muitas vezes nos bastidores, para informar, emocionar e conectar pessoas.
Parabéns a todos os radialistas, que com amor à profissão, mantêm viva a chama do rádio. Vocês são a voz que atravessa gerações, que acompanha o trabalhador, a dona de casa, o estudante, o motorista… Enfim, todos nós.
Feliz Dia do Radialista!