O tempo segue dividido no Paraná desde sexta-feira (26). Enquanto a faixa Leste enfrenta dias frios, com garoa e sensação térmica baixa por conta da umidade vinda do oceano, no Interior o sol predomina e as temperaturas chegam perto dos 28 °C.
Mas, a partir deste fim de semana, o cenário muda: uma frente fria deve avançar sobre todo o estado, trazendo chuva para todas as regiões, segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).
Na capital, as máximas ficam próximas de 15 °C, como já havia ocorrido na quinta (25), quando os termômetros registraram 14,9 °C em Curitiba; 15,2 °C em Fazenda Rio Grande; 15,8 °C na Lapa e 14,3 °C em Pinhais. No litoral, os valores não devem ultrapassar os 20 °C.
No Noroeste, as temperaturas sobem até 28 °C. Essa diferença entre frio no Leste e calor no Interior intensifica os ventos, que chegam perto dos 60 km/h no Norte. Em Cornélio Procópio, as rajadas bateram 70,2 km/h na noite de quarta (24).
A menor mínima desta sexta foi em Palmas, com 4,9 °C. Neste sábado (27), os termômetros voltam a marcar menos de 10 °C no Centro-Sul e nos Campos Gerais. Durante o dia, o sol aparece, mas a frente fria começa a avançar, alcançando Oeste e Sudoeste no período da noite, com chance de tempestades.
No domingo (28), a chuva se espalha para as demais regiões. Embora a frente fria não avance de forma tão organizada quanto em eventos recentes, há risco de pancadas mais fortes no Oeste e Noroeste, acompanhadas de descargas elétricas. No Norte e no Leste, a precipitação deve ser irregular, intercalando períodos de tempo firme.
Em cidades como as dos Campos Gerais, as máximas podem chegar a 27 °C no domingo, quando o tempo também fica mais abafado. As instabilidades devem continuar no início da próxima semana, sobretudo no Interior.