Ouça agora Rádio FlashBack

Ponte de Guaratuba se prepara para fechar o trecho estaiado

Encontro dos dois lados da estrutura sobre a baía está previsto para o fim de fevereiro
Foto: Felipe Henshel/AEN

A obra da Ponte de Guaratuba avança para uma de suas etapas mais simbólicas e complexas: o fechamento do trecho estaiado, momento em que os dois lados da estrutura finalmente se encontram sobre o canal de navegação da Baía de Guaratuba. O chamado “encontro da ponte” está previsto para o final de fevereiro.

Com 320 metros de extensão, o trecho estaiado é o maior vão da ponte, com 160 metros livres, projetado para garantir segurança à navegação, com gabarito de 19 metros de altura por 90 metros de largura. A estrutura é construída a partir dos apoios 04 e 05, utilizando o método dos balanços sucessivos, uma técnica de alta complexidade em que a ponte avança gradualmente, mantendo equilíbrio estrutural.

A obra utiliza aduelas — grandes blocos de concreto moldados no próprio local — sustentadas por estais, cabos de aço de alta resistência ligados ao tabuleiro e aos mastros da ponte. Esse sistema é responsável por garantir estabilidade e sustentação durante a execução.

Até dezembro de 2025, já foram executados cerca de 250 metros do trecho estaiado, com a conclusão de 40 aduelas típicas e duas aduelas de disparo. Ao final, o segmento contará com 55 aduelas típicas, além das aduelas de fechamento, que farão a ligação definitiva entre os dois balanços.

Antes do fechamento, equipes de engenharia realizam medições milimétricas de alinhamento e nível, além de ajustes na protensão dos estais e monitoramento estrutural contínuo. Após essa etapa, o trecho estaiado passa a funcionar como uma única estrutura, conforme previsto em projeto.

Segundo o diretor-presidente do DER/PR, Fernando Furiatti, o momento exige precisão absoluta. “É uma etapa extremamente delicada da obra, mas o DER do Paraná tem experiência na construção de pontes de alta complexidade, o que garante segurança e cumprimento do cronograma”, afirmou.

Com 88% de execução concluída ao final de 2025, a obra entra na reta final, abrindo espaço para serviços de acabamento, pavimentação e sinalização. A entrega da Ponte de Guaratuba está prevista para abril deste ano. O investimento é do Governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR).

Fonte: Catve.com