Na última sexta-feira, dia 27 de junho, a Câmara Municipal de Juranda celebrou a posse da Procuradoria da Mulher. Compõem a gestão 2025/2026 a Vereadora Mara Cristina Carnielli (PSD), no cargo de procuradora, e Renata Jakobowski Carnieli, no posto de procuradora-adjunta. O evento contou com diversas autoridades mulheres, em especial, a chefe do Executivo, Joelma Damasceno Demeneck (PSD).
O presidente do Legislativo, vereador Valneir Roberto Barroso (PSD), destaca a importância da Procuradoria da Mulher: “Com a criação desta Procuradoria, a Câmara Municipal de Juranda reafirma seu compromisso com os princípios da dignidade humana, da justiça social e da inclusão feminina nos espaços de poder e decisão”.
A prefeita Joelma parabenizou Mara e Renata por estarem à frente da Procuradoria e lembra que esse é mais uma grande conquista para todas as mulheres jurandense. “Parabéns vereadora e agora também Procuradora da Mulher, Mara Carnielli, e para Procuradora Adjunta, Renata Carnieli, por ocuparem esse cargo tom importante e monstra que a cada dia nós mulheres buscamos ocupar espaços antes somente de, e seja um exemplo para tantas outras mulheres que buscar lutar pelos direitos nos dias de hoje”, destaca a prefeita Joelma Damasceno Demeneck (PSD).
A Presidente do Sindicato Rural de Juranda Lisandra Cristina de Melo, parabenizou a Procuradora Mara e a Procuradora Adjunta Renata, e citou como exemplo da Comissão das Mulheres do sindicato junto a FAEP, que juntas vem cada dia mais se destacando devido a união e cooperação das mesmas, para o sucesso de todas. “Buscamos nos juntar para assim colaborar não só com nossos esposos na administração de nossas propriedades, aumentando nossa autoestima, compromissos e fazendo a diferença perante a sociedade em geral, não só em nossas casas como também em todos os campos da organização administrativa e pessoal. Por isso a importância de nós mulheres se unimos e lutarmos pelo nosso espaço e direitos”, destacou a Presidente Lisandra.
Em seu pronunciamento a Primeira Procuradora da Mulher no Legislativo Municipal, vereadora Mara Cristina Carnielli (PSD) destacou a luta pela conquista da Procuradoria da Mulher de Juranda. “Hoje é um dia que carrego no coração com emoção e responsabilidade. Assumir a Procuradoria da Mulher nesta Casa não é apenas um novo cargo: é um chamado. Um chamado para fazer ecoar vozes que, por tanto tempo, foram silenciadas. Um chamado para proteger, acolher e lutar por cada mulher que ainda enfrenta o medo, a dor e a solidão da injustiça.
A história de nós, mulheres, é marcada por resistências. Resistimos quando ocupamos espaços que nos negaram, quando nos levantamos após cada queda, quando, mesmo feridas, seguimos abrindo caminhos para as que virão. E é por essas histórias – e por essas mulheres – que hoje me comprometo, a fortalecer esta Procuradoria.”
Mara lembra que o foco dela à frente da Procuradoria da Mulher é claro, é para combater não só a violência física como principalmente a violência de gênero na política.
Quero que esta Procuradoria seja um abrigo. Um lugar de escuta, de acolhimento e de ação. Um ponto de apoio para as mulheres da nossa cidade que sentem que estão sozinhas – para que saibam que não estão”, afirmou a procuradora.
Finalizando, Mara Carnielli (PSD) agradeceu a confiança nela depositada e promete que durante seu cargo nenhuma mulher ficará invisível e que nenhuma violência será silenciada ou tratada indiferente.
Estiveram presentes na cerimônia de posse além das autoridades citadas a cima, os vereadores Claudemir Hernandes (PSD) – Vice-Presidente, José Denílson do Nascimento (PP) – 1º Secretario, Fernando Augusto Rodrigues dos Santos (PP) – 2º Secretario, Elias do Nascimento Dias (UNIÃO), Celso Folietti Carnieli (PP) e Vinícius Vieira Brasil (PODE), o vice-prefeito Olacir Aparecido Fedosi (PP), da Vereadora e Procuradora da Mulher do município de Boa Esperança Leticia Apolinário da Silva (PSD), representes da Comissão Estadual das Mulheres da FAEP, o Chefe do Destacamento da Policia Militar 3º Sargento Cleverson Willian Radke, Secretaria Municipal de Educação Marcela Biasi Araujo, Secretaria Municipal de Turismo e Cultura Magali Rose dos Santos, Diretora da Escola Municipal do Campo Helena Connor Braz – Rosana Aparecida de Souza Heller, Diretora Auxiliar do Colégio Estadual João Maffei Rosa Fábia Zamprônio, a Presidente do Grupo da Melhor Idade Adelice Aparecida dos Santos, representante da Escola Pio X – Professora Alessandra Morais, Silvana Tigi – Representante da Sicredi, Valmir Fernandes Moreira – Gerente da Sicoob, Elizangela Magro dos Santos – representantes da Acejur, Alunas da Colégio Estadual João Maffei Rosa, Membros do Grupo da Melhor Idade, além de membros da comunidade em geral.
SOBRE A PROCURADORIA DA MULHER
A Procuradoria busca promover a participação efetiva das mulheres nos órgãos e atividades da Câmara Municipal. Busca zelar pela igualdade de gênero e combater a violência e a discriminação contra as mulheres. Entre as atribuições da Procuradoria estão receber, examinar e encaminhar denúncias de violência e discriminação contra a mulher; fiscalizar a execução de programas municipais voltados à igualdade de gênero.
Além disso, a procuradoria também deve cooperar com a estruturação da rede de proteção à mulher; promover pesquisas e estudos sobre violência e discriminação contra a mulher; incentivar e orientar a participação das mulheres na política, entre outras atividades.






