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Demissões

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Sindicato critica fechamento de agências bancárias e demissões na região da Comcam

A redução do número de agências veio acompanhado também da eliminação de postos de trabalho
Itaú desativou agência em Engenheiro Beltrão no mês passado – Foto: Jornal Enfoque Regional

Agências bancárias de pelo menos três cidades da região foram desativadas recentemente, o que gerou criticas por parte do Sindicato da categoria.

O presidente do Sindicato dos Bancários de Campo Mourão, Luis Marcelo Legnani declarou que as cidades de Engenheiro Beltrão e Araruna perderam as agências do Banco Itaú, enquanto em Peabiru, foi o Bradesco que fechou as portas.

Fora da região, o Itaú encerrou as atividades também em Jardim Alegre. “Desde 2019, quando teve início a pandemia da covid19, foram extintas 3.216 agências bancárias”, contabiliza ele, lembrando que o fechamento das agências se intensificou com a pandemia.

A redução do número de agências veio acompanhado também da eliminação de postos de trabalho. Somente nos últimos 12 meses encerrados em abril de 2024, o setor bancário eliminou 3.325 postos de trabalho. O dado é do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED).

“A eliminação de agências e empregos bancários têm causado sobrecarga nos trabalhadores e precarizado o atendimento à sociedade. Os bancos são concessões públicas e têm o dever de oferecer atendimento, bem como ampliar a contratação para prestar um atendimento decente à população da qual obtém tantos ganhos por meio da cobrança de juros e tarifas”, aponta o presidente do Sindicato.

Com o fechamento das agências de Engenheiro Beltrão, Araruna e Peabiru, foram demitidos vigilantes e zeladoras, enquanto os bancários foram remanejados para outras agências da região.

“A preocupação preponderante é com as centenas de clientes e usuários das agências dos municípios de Engenheiro Beltrão, Araruna e Peabiru que serão diretamente afetados pelo fechamento das agências. É notório que as agências atendem diariamente uma grande quantidade de clientes e usuários e que essa rotina se acentua nos dias de pagamento de benefícios previdenciários. Muitos desses clientes precisam de um atendimento presencial, necessitando se deslocar até outras agências da região”, completa.

Fonte: Tasabendo