O temporal atingiu o município de Entre Rios do Oeste, a cerca de 76 quilômetros de Toledo, na tarde deste sábado (1º). De acordo com dados meteorológicos, o volume de chuva acumulada chegou a 23,6 milímetros, acompanhado de chuva de pedra e fortes rajadas de vento. Em Cianorte, Campo Mourão e Planalto também teve registro de granizo.
Durante o temporal, moradores de Entre Rios do Oeste registraram a queda de granizo que cobriu os gramados e ruas da cidade, deixando tudo branco por alguns minutos. As pedras de gelo se acumularam rapidamente, mudando completamente a paisagem.
Os ventos intensos provocaram estragos no barracão de uma família agricultora. O pilar do barracão em que ficam os maquinários quebrou e caiu sobre uma colheitadeira, causando danos ao equipamento. Outra parte da estrutura foi completamente arrancada do chão.
Além disso, o telhado de zinco da construção foi arrancado, e parte das chapas metálicas acabou caindo sobre maquinários agrícolas, que também sofreram avarias. Apesar dos prejuízos materiais, não há registro de feridos.
De acordo com o Simepar, foram registradas rajadas acima de 50 km/h hoje apenas em Palotina (50,8km/h às 17h30) e Candói (54km/h às 16h30).
Os maiores acumulados de chuva até o momento neste sábado foram em:
- Santa Helena (83,8 mm)
- Capanema (59 mm)
- Cruzeiro do Iguaçu (56,4 mm)
- Ouro Verde do Oeste (53,6 mm)
- Boa Esperança do Iguaçu (37,2 mm)
- Candói (36 mm), Toledo (30,6 mm)
- Cascavel (30,4 mm)
- Nova Laranjeiras (27,2 mm)
- São Jorge D’Oeste (26,4 mm)
- Laranjeiras do Sul (21,8 mm)
- Cândido de Abreu (21,6 mm)
- Quedas do Iguaçu (20,2 mm)