Ouça agora Rádio FlashBack

noticiasdacomcam@gmail.com

(44) 99117-6261

Ouça agora Rádio FlashBack

TJPR publica edital para seleção de advogadas que desejam integrar a Corte do TRE-PR

A medida foi motivada por iniciativa da Presidência do TRE-PR
Foto: TRE-PR

O Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) publicou, na edição nº 4.005 doDiário da Justiça Eletrônico, o Edital nº 016/2025, que tornou pública a abertura de inscrições exclusivamente para advogadas aoprocesso seletivo de formação de lista tríplice com vistas ao preenchimento de uma vaga na qualidade de membra efetiva da Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR).

A medida, alinhada à Portaria nº 105/2025 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foi motivada por iniciativa da Presidência do TRE-PR, que, por meio do Ofício 736/2025, solicitou à Presidência do TJPR que a lista tríplice fosse formada exclusivamente por advogadas.

De acordo com a presidente da Comissão das Mulheres Advogadas da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Paraná (OAB-PR), doutora Aline Cordeiro Andriolli, a lista exclusiva de mulheres representa “um passo corajoso e necessário para corrigir uma desigualdade histórica, é um compromisso real com a paridade, a representatividade e a Justiça”. 

“Embora ainda enfrentem barreiras estruturais que limitam sua presença em cargos de decisão, as mulheres advogadas têm ocupado cada vez mais espaços de liderança, demonstrando competência técnica, sensibilidade social e profundo comprometimento ético. A iniciativa é o reconhecimento de que a advocacia feminina é diversa, qualificada e capaz de contribuir para um Judiciário mais plural, equilibrado e atento às múltiplas realidades da sociedade. Mais do que uma pauta de gênero, é uma pauta de justiça, que pode inspirar outras instituições a promoverem a inclusão e a igualdade de oportunidades como pilares de uma democracia verdadeiramente representativa”, ressalta a doutora Aline Andriolli. 

Fonte: TRE-PR