O Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-PR) alerta a população sobre um novo golpe aplicado por e-mail utilizando indevidamente o nome da Justiça do Trabalho. Os criminosos estão enviando mensagens falsas com o objetivo de obter dados pessoais ou induzir as vítimas a realizar pagamentos indevidos.
Os golpistas chegam a usar logomarcas falsas da Justiça do Trabalho e endereços de e-mail confusos, tentando dar aparência de legitimidade à comunicação. Criminosos já usaram a técnica anteriormente, em abril deste ano, com o objetivo de aplicar golpes.
As mensagens fraudulentas usam como assunto “Citação Judicial” e simulam uma notificação oficial sobre a existência de um processo judicial. O texto orienta o destinatário a clicar em um link ou abrir um anexo para obter mais informações. Ao fazer isso, os golpistas direcionam a vítima para sites falsos, podendo ter seus dados comprometidos ou o computador infectado por vírus.
O TRT-PR reforça que não envia comunicações processuais por e-mail. Além disso, o Tribunal realiza todas as intimações e citações oficiais exclusivamente por meio do sistema do Processo Judicial Eletrônico (PJe), plataforma segura utilizada por advogadas(os), partes e magistradas(os) e servidoras(es).
Por fim, o Tribunal recomenda que mensagens suspeitas não sejam abertas nem respondidas. As vítimas devem comunicar as situações para a Ouvidoria do TRT-PR e à Polícia Civil, para investigação e adoção das medidas cabíveis.